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sábado, 14 de agosto de 2010

Folclore (Histórico)

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 6 h/a
Objetivos:
  • Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;
  • Reconhecer as características das manifestações folclóricas;
  • Organizar exposição sobre o folclore brasileiro.

Metodologia:

  • Leitura e estudo do Texto: O que é folclore?;
  • Organizar grupos de estudo;
  • Pesquisar sobre as manifestações folclóricas;
  • Produzir cartazes, textos e materiais para serem expostos.
Texto:O que é Folclore?

A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções.
A palavra foi criada por William John Thoms, um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo chamado "Folk-lore". "Folk" em inglês significa "povo" e "lore", conhecimento . Assim folk + lore (folkclore) quer dizer "conhecimento popular".
Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como o conhecimento passado de geração a geração, por meio de lendas, canções, mitos e hábitos (incluindo comidas e festas), utensílios, brincadeiras e enfeites.
Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore.
Para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Para determinar se um acontecimento é foclórico, ele deve apresentar as seguintes características:
  1. Tradicionalidade: vem se transmitindo de geração em geração;
  2. Oralidade: é transmitido pela palavra falada;
  3. Anonimato: não tem autoria;
  4. Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer;

  5. Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato;

  6. Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites;

  7. Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato não são encontrados em todos os fatos folclóricos como é o caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.
No Brasil o folclore recebe influências determinantes dos povos que aqui já habitavam como os índios e como os que vieram depois como os negros e os brancos.
Desde 1965, no Brasil temos um dia oficial para comemorarmos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto é o dia do folclore.
Fazem parte do nosso folclore os mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, advinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias e apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumetal, canções (inclusive as baladas e canções de ninar).
A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneira de chamar e dar comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e diferem de região para região.
O Brasil é um país muito grande, por isso cada região do país tem sua tradição folclórica. Algumas vezes o que muda é o nome de uma determinada festa, lenda ou outra tradição, outras vezes uma festa é mais tradicional em uma região do que em outra, assim como a comida, a música e a dança.

1º Passo: Ler e comentar o Texto: O que é folclore? com os alunos, propor algumas questões para que os alunos explorem e estude mais o texto.

2º Passo: Propor que os alunos se dividam em grupos. Cada grupo deverá se encarregar de pesquisar e preparar materiais para expor sobre uma determinada manifestação folclórica ( festas, adivinhações, trava-línguas, canções, comidas, lendas, etc.)

3º Passo: Organizar a exposição dos trabalhos produzidos pelos grupos ( desenhos, textos, letras de músicas, receitas de comidas típicas e remédios caseiros, artesanato produzidos pelos alunos, etc)






OBS.: Esse Plano de Aula poderá virar um Projeto da Escola, onde cada turma ou classe se encarregará de pesquisar uma manifestação folclórica e expor o que for produzido pelos alunos. A exposição poderá ser aberta para que a comunidade local visite a escola e participe da exposição. Será uma grande festa!

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