Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dia do Soldado (Histórico)

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivos:

  • Conhecer a origem do Dia do Soldado;

  • Reconhecer a importância do serviço militar para o país.

Metodologia:

  • Leitura e Estudo do Texto;

  • Pesquisa bibliográfica;

  • Palestra;

  • Excursão;
Texto: O Dia do Soldado
O Dia do Soldado tem por objetivo homenagear o trabalho dos militares brasileiros. É comemorado no dia 25 de agosto em homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Duque de Caxias como era conhecido, lutou e defendeu o Brasil em confrontos internos e externos.
Soldado é a menor graduação da hierarquia militar. A palavra "soldado" tem origem no termo latim "solidarius" - alguém que é pago para servir.
No Brasil o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em uma das Forças Armadas - Marinha, Exército ou Aeronáutica. Na estrutura do governo grasileiro, as Forças Armadas fazem parte do Ministério da Defesa e tem por objetivo defender os direitos constitucionais.
A carreira militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor a pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividades em tempo de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio a população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo sua popularidade e não é mais um dia público de festividades, nem mesmo são organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as Forças Armadas Brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Sugestões de Atividades:


1 - Leia e converse com os alunos sobre o texto, em seguida proponha que respondam perguntas sobre o texto lido;

2 - Convide um militar para fazer uma Palestra, falando sobre a rotina no quartel, o serviço militar, a importância dos militares para o país, etc.;

3 - Leve os alunos para visitarem um quartel, depois proponha que elaborem textos e desenhos sobre o que aprenderam durante a visita;

4 - Proponha uma pesquisa bibliográfica sobre as Forças Armadas Brasileiras, depois exponha através de painéis o material produzido pelos alunos;












2 comentários: