Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







quinta-feira, 26 de agosto de 2010

9º Batalhão de Engenharia e Combate "Carlos Camisão"

O 9º Batalhão de Engenharia e Combate ( 9º BeCmb), chamado de Batalhão Carlos Camisão é uma unidade do Exército Brasileiro, localizado no município de Aquidauana, no Estado de Mato Grosso do Sul, subordinado ao Comando Militar do Oeste, sediado em Campo Grande. Seu nome histórico é uma homenagem ao coronel Carlos de Morais Camisão, lider da Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai.

Criado em 06 de outubro de 1942, organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia e Combate, na cidade do Rio de Janeiro, o 9º Batalhão de Engenharia e Combate logo foi incorporado a Força Expedicionária Brasileira(FEB), para os combates na Segunda Guerra Mundial. Participou com êxito das batalhas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. A construção de uma ponte sobreo rio Arno, na Itália foi a primeira missão bem sucedida da FEB. Também foi responsável pelo que é considerado o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, uma bandeira alemã apreendida em 1945 na região de Scodogna.

Atualmente, o Batalhão Carlos Camisão continua formando contingentes de reservistas, qualificando homens para o mercado de trabalho e transformando jovens em cidadãos mais equilibrados e produtivos para a sociedade.

Paritcipa ativamente na comunidade local, fazendo-se presente nas atividades esportivas, culturais e principalmente em situações de calamidade , além de prestar serviços de construções para os governos locais. Em algumas situações, participa de campanhas de multivacinações.










Coronel Carlos de Morais Camisão, Patrono do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana-MS.





Observação: O quartel do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana abriga o Museu Marechal José Machado Lopes, onde está exposta a bandeira nazista, fotos, documentos e ebjetos usados pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Leve seus alunos, proporcione a eles uma viagem ao passado de glória dos soldados aquidauanenses. Eles irão adorar!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário